terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Brincadeira da Semana: Bola ao cesto (19/02/2013)

4 Jovens por equipe: 3 dentro da piscina e 1 do lado de fora

A piscina estará cheia de bexigas, dado a largada, os Jovens deverão tirar as bexigas de dentro da piscina e dar para o representante de sua equipe que estará do lado de fora com um grande saco na mão, para colocá-las dentro do saco. As bexigas deverão ser entregues para o representante ou deverá ser colocada dentro do saco, não valerá jogar no chão. Será cronometrado 1 minuto, após haverá contagem das bexigas por equipe, a equipe que tirar mais bexigas, ganha!

Palestra: Namoro, Noivado e Casamento



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O jovem tem importância para Deus? (18/02/2013)

Nos dia de hoje, o que mais se vê em noticias de jornais de televisão, é que jovens estão sendo presos, acusados de trafico de drogas, ou que estão matando roubando... .

Mas será que Deus não se importa com isso?

Sera que os jovens não tem importância para Deus?

Em Gênesis 37:2, cita a história de um jovem chamado José... .

Ele tinha apenas 17 anos e apascentava ovelhas com seus irmãos...

Deus tinha planos na vida de José...

Como também tem planos na vida de cada jovem que esta se entregando para o mundo, para o inimigo!

Ninguém acreditava em José, pois dizia que seus sonhos não tinham sentido algum... Que seus irmãos nunca iriam se prostrar diante dele...

E não foi isso que aconteceu!

Não deixe, jovens que seus sonhos sejam enterrados, como fizeram com José, quando viram que era um sonhador...

Deus esta levantando uma geração de adoradores que maneja bem sua palavra, e creio que um desses jovens que Deus esta levantando hoje pode ser você leitor!

Acredite!

O nosso Deus é maior que qualquer obstáculo!

Você é mais que vencedor... ... E creia que Deus se importa sim com os jovens... .! ! A paz esteja com todos!


Rádio Gospel



Ouça a Rádio Gospel a Rádio do Jovem Cristão

sábado, 16 de fevereiro de 2013

JOVEM CRISTÃO: Influenciador ou Influenciado? (16/02/2013)

A história da humanidade é marcada por aqueles que influenciaram à sua geração. Diante deste fato é fundamental destacar que não existe caminho do meio, ou você é um influenciador ou é influenciado, não existe neutralidade. Neste mundo existiram pessoas que fizeram história, outras conheciam a história e ainda outras se tornaram história. No entanto, existem milhares de pessoas que não farão história, nem a conhecerão e nem se tornarão história. Pessoas cuja biografia só constará a data de nascimento e falecimento. Elas não deixarão nenhum legado porque não influenciarão ninguém. Você é uma pessoa que influencia? Ou você é influenciado? Vc tem exercido a função para a qual Cristo te chamou: “Vós sois o sal a terra [...] Vós sois a luz do mundo“. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5. 13, 14, 16). Com certeza Deus tem uma palavra para o seu coração. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13. 8). O mesmo que usou os apóstolos e profetas continua operando por meio da Palavra e Espírito Santo. O Senhor usa gente. Ele quer te usar. O Senhor quer fazer de você um instrumento de bênção em sua geração. Coloque-se em sua mãos, e então você verá o que Deus pode fazer por meio de uma pessoa, um jovem que deseja honrá-lo e servi-lo com integridade de vida. A Escritura diz que: “[...] o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (Dn 11. 32)

Nos encontre no Facebook

banner_face_central

Nos encontre no Facebook e localize: Ideias Jovem Cristão

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Damares revela participações especiais em novo CD (15/02/2013)

Damares está a todo vapor na produção de seu mais novo disco inédito pela Sony Music. 'O Maior Troféu' segue cogitado como um dos mais aguardados lançamentos do ano e tem a arda missão de seguir a linha de sucesso que seus dois últimos discos obteve.

 

Entre as novidades do novo projeto está a participação especial de grandes cantores. A cantora revelou que em uma canção intitulada 'Celebrando a Vida' Damares vai contar com as participações mais que especiais de Anderson Freire (compositor da faixa) e também Jotta A e Brenda.

 

A expectativa cresce em cima do novo disco e essas participações só elevam a ansiedade. Timbres diferentes e gravadoras liberando seus cantores para a participação chama a atenção e deixa no ar um clima de amizade entre MK/Sony/Central Gospel.

 

Damares disse que terá outra participação especial no disco, mas ainda manteve sigilo. 'O Maior Troféu' deve chegar em março e contará com a produção de Melk e Emerson Pinheiro.

Super Kit Completo para Líderes de Jovens



Dinâmica da Semana: O outro Lado (15/02/2013)

Objetivos: ver o objetivo comum dos jovens. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.

Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).

O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.

A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.

Repete-se a ordem várias vezes.

O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.

NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.

Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:

- Como cada um se sentiu?

- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?

- Quem ais correu ou empurrou?

- De que forma as lideranças foram se manifestando???

- Houve desistência no meio do caminho?

- Surgiram animadores???

Palavra de Deus: 1 Cor. 12,12-27 Sl 133

Idéias para Adoslecentes Cristãos



Concurso Bíblico: Dizer o fato na Bíblia 3 (15/02/2013)








Concurso: Dizer o fato na Bíblia 3


O concurso consiste em você falar ou mostrar uma palavra e a pessoa lhe dizer o fato na Bíblia que se refere. O concurso pode ser feito individualmente, 05 perguntas para as mulheres e 05 perguntas para os homens. Cada pergunta acertada vale 05 pontos e ao término dos dois meses o homem e a mulher que fizerem mais pontos ganham uma lembrancinha.

01) PALAVRA = GABRIEL.
FATO = O anjo Gabriel aparece a Zacarias e trás as boas novas de que ele e Isabel iriam ter um filho. (Lucas 1:19).

02) PALAVRA = VIÚVA.
FATO = Jesus certa feita viu uma viúva pobre doar duas pequenas moedas e disse que ela tinha dado mais do que os outros. (Lucas 21:2)

03) PALAVRA = ESTÉRIL.
FATO = A Ana, Elcana dava porção dobrada do sacrifício, porque ele amava muito, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. (I Samuel 1:5).

04) PALAVRA = MAR.
FATO = Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com os discípulos andando por sobre o mar. (Mateus 14:25).

05) PALAVRA = CASAMENTO.
FATO = Jesus e sua mãe foram convidados para um casamento em Caná, e ali Ele fez o seu primeiro milagre, transformando água em vinho. (João 2:1 a 11).

06) PALAVRA = LEPRA.
FATO = Eliseu pede para Naamã mergulhar sete vezes nas águas do rio Jordão para ser curado da lepra. (II Reis 5:14).

07) PALAVRA = VINHO.
FATO = Bebendo vinho, Noé embriagou-se, e se pôs nu dentro de sua tenda. (Gênesis 9:21).

08) PALAVRA = AZEITE.
FATO = Jacó tomou a pedra que havia posto por travesseiro, e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. (Gênesis 28:18).

09) PALAVRA = SANDÁLIA.
FATO = Deus aparece a Josué e pede para ele tirar as sandálias porque o lugar que ele estás é santo. (Josué 5:15).

10) PALAVRA = CÁRCERE.
FATO = Potifar tomou a José e o lançou no cárcere por causa da mentira de sua mulher. (Gênesis 39:19 e 20).

Loja do Jovem Cristão



Conheça a Loja do Jovem Cristão na Internet.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Brincadeira da Semana: Verdade ou Desafio (14/02/2013)

Para os adolescentes que não conhecem, trata-se de um jogo em grupo em que é preciso formar um círculo com todos adolescentes no chão e uma garrafa ao centro. Ao girar a garrafa por um dos integrantes da brincadeira ela irá parar e apontar com o gargalo para quem irá perguntar à famosa frase “verdade ou desafio”, a pessoa que está na direção do fundo da garrafa terá que responder e escolher  uma das perguntas. Se o participante escolher verdade, o amigo poderá perguntar qualquer coisa e ele terá que responder com a verdade contando segredos e mistérios, mas se escolher “desafio”, o grupo de adolescentes escolherá um desafio no qual terá que enfrentar.

Essa brincadeira além de promover descontração e situações divertidas traz muita interatividade entre os adolescentes desprezando qualquer forma de exclusão, pois é um jogo de sorte. É uma das brincadeiras divertidas mais populares entre os adolescentes.

Como apresentar Palestras com Excelência em Igrejas, Retiros eAcampamentos



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ser um Jovem Cristão é uma Bênção (11/02/2013)

 Mediante os grandes desafios que são encontrados na nossa caminhada cristã, não são raras as vezes em que o jovem cristão se vê em grandes dificuldades, seja por que o mundo se mostra muitas vezes atraente, seja porque falta a compreensão da liderança da igreja a respeito das lutas que o jovem enfrenta, e, por muitas vezes, o maior problema encontra-se dentro do lar.Primeiramente, é inegável que o mundo com todos os seus atrativos, amizades, baladas, sexo, dinheiro, poder, etc, exerce grande influência na vida e nas escolhas dos jovens. O mundo oferece tantas possibilidades que muitos jovens chegam a dizer: “A igreja está muito sem graça; não tem nada”!

Não se deixem enganar pelas aparências, tudo isso que aos nossos olhos se parece com um “mundo perfeito”, com um “porto seguro” e um “lugar de felicidades”, certamente tem sido a causa da destruição da vida e da morte de tantos moços e moças que um dia foram bênçãos nas mãos de Deus. Já vi meninos e meninas que nos partiram o coração ao dizerem que estavam saindo da igreja porque queriam “curtir a vida” porém aqueles que conseguiram retornar, sim porque muitos se encontraram com a morte, voltaram com os farrapos de uma vida detonada pelo pecado.

É preciso compreendermos de vez a nossa real identidade, quando Jesus disse que no mundo teríamos aflições, ele também o disse para os jovens. Quando Jesus orou pela sua igreja, pedindo ao Pai que não os tirasse do mundo mas os livrasse do mal, Ele certamente incluiu os rapazes e moças da sua igreja universal.

O antídoto para este problema da influência do mundo está nas palavras do Apóstolo São João quando diz: “Filhinhos, não ameis o mundo, nem o que no mundo há, porque aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele.
Só combatendo contra o pecado até o sangue, conseguiremos mortificar a nossa carne de forma que Cristo viva em nós.

Outro grave dilema que o jovem enfrenta é a falta de compreensão, da parte daqueles que são líderes nas igrejas e que esqueceram-se de que um dia também foram jovens. Eles agem com truculência quando a palavra nos ensina que a exortação, o ensino, a correção, devem ser administrados com longanimidade e amor.

Não deve existir conivência com o pecado, tão pouco fazer vistas grossas para o mesmo, porém a liderança deve antes de tudo compreender que o jovem está muito mais suceptível aos apelos do mundo, que o fogo da juventude muitas vezes faz do jovem alguém impulsivo, ancioso, inconseqüente. Males estes, que muitos de nós só superamos – se é que os superamos! – após termos amadurecido como cristãos e como homens.

Não menos importante, é a grande luta que moças e rapazes enfrentam dentro do lar. Justamente onde eles deveriam encontrar apoio, compreensão, companhia, concelhos, pelo contrário, muitos sofrem críticas pesadas, incompreensão, abandono em meio as lutas e silêncio em meio aos questionamentos da vida.

Não fiquem chateados por isso, a luta de um jovem cristão na grande maioria dos momentos é uma luta solitária. Más, quando Jesus falou que estaria conosco todos os dias, certament Ele não se esquecera de você.

Sei que muitos tem a batalha redobrada porque em sua família não há um cristão se quer e que não são poucos os jovens que não possuem qualquer referencial evangélico no meio familiar, no entanto, assim como foi com Gideão, Deus traz a mesma palavra ao seu coração: “Vai nesta tua força homem valoroso”.

Ser um jovem cristão não é fácil, mas realmente é uma bênção. Você que teve o privilégio de nascer no evangelho ou que veio para a igreja quando era muito criança e que ainda não provou dos “prazeres” deste mundo, más que tem sido terrivelmente tentado a sair da igreja para fazer de tudo que tiver vontade, ou levado uma vida dupla porque não consegue dizer não ao pecado, em Nome de Jesus Cristo, descansse o seu coração no Senhor, por que você se contentaria com um prato de lentilhas se Deus tem para você um banquete?

Vale apena sermos fiéis, um exemplo de vida vitorióza, encontramos em Daniel e seus amigos, que rejeitando todos os manjares do rei decidiram não se contaminar.

Você pode sim viver uma vida santa! Desde que você queira de todo o seu coração agradar ao Senhor.

A você que já veio para a igreja carregando uma carga terrível das experiências que um dia você viveu a minha palavra é que fiquem firmes, não sedam às tentações, eu sei que muitas vezes a nossa carne se enfurece e que o nosso velho homem parece um vulcão adormecido, más que de quando em quando, quer dar sinais de que ainda está bem ativo. Não sedam, porque se há luta contra a carne então existe, ainda que minimamente, um sinal de que a imagem de Cristo está sendo formada em nós.

Estou orando por todos vocês não esquecendo-me de que somos participantes das mesmas aflições.

Por Sergio Fritz




Debate para Jovens Cristãos



Debate para Jovens Cristãos

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Conferência de Ministérios Esportivos reúne líderes evangélicos (09/02/2013)

A reunião serviu para preparar os representantes que estarão evangelizando durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016

Representantes evangélicos de ministérios esportivos estiveram reunidos entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro em Natal (RN) para participarem Conferência Internacional de Ministérios Esportivos.

O evento foi organizado pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE) com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil para discutir estratégias evangelísticas que poderão ser realizadas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Líderes de 23 estados participaram desse encontro que já definiu as os programas que serão feitos durante a Copa das Confederações que vai acontecer entre dos dias 15 a 30 de junho.

A SBB, assim como outros ministérios e empresas evangélicas, está interessada em aproveitar a quantidade de pessoas que estarão participando desses eventos esportivos para dividir a mensagem do evangelho e os princípios bíblicos.

Para isso ela criou o Joga Limpo Brasil, movimento que vai promover eventos esportivos por todo o país com esta finalidade: a disseminação da Palavra de Deus.

Mega Gincana Bíblica



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lydia Moisés intensifica agenda pelo país (08/02/2013)

Com o recém lançamento do CD "Maestro do Céu" pela Sony Music, a cantora Lydia Moisés vem trabalhando muito na divulgação de seu projeto em todo o país. A cantora, que comemorou seu aniversário no último domingo (3), não descansou nem mesmo nesta data, apresentando-se em Campo Grande, MS.

Nos próximos dias 12 e 13, a cantora estará em Itabirito/MG apresentando-se na Assembléia de Deus Missão. Apenas 3 dias depois estará em Marataízes, litoral capixaba, em grande festividade dos Gideões Missionários. Em 18 de fevereiro será a vez de Lydia Moisés apresentar-se em Belo Horizonte, capital mineira. A cantora aproveitará sua presença na cidade para fazer muitas entrevistas nas mídias locais e promoções. Em 23 de fevereiro será a vez de Monte Alegre de Minas receber a jovem e talentosa cantora. No dia seguinte, Lydia participa de culto na Igreja Assembléia de Deus em Ituitutaba/MG.

A agenda continua intensa com apresentações em Piunhi/MG em 02 de março. Nos dias 16 e 17 março em Brumadinho também no Estado de Minas Gerais. E depois de muitos dias conhecendo as igrejas, cultura e a culinária mineira, Lydia retorna para São Paulo e apresenta-se em Franca no dia 22 de março e em Conchal no dia 23. Para ficar por dentro de todas as novidades da artista, basta acessar o site oficial da cantora no www.lydiamoises.com.br

Super Gincana Bíblica para Jovens Cristãos



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Marco Aurélio recebe Disco de Ouro pelo CD “Um Novo Tempo”(07/02/2013)

O cantor Marco Aurélio recebeu nesta semana o certificado de Disco de Ouro, pela vendagem superior a 50 mil cópias, registrado pelo CD “Um Novo Tempo”.

O álbum, que foi o primeiro do cantor pela Central Gospel Music, foi produzido por Wagner Carvalho, e na época de seu lançamento, teve grande repercussão, segundo nota da assessoria de imprensa da gravadora.

Palestra: Jovem Cristão Livre



Dinâmica da Semana: Tempo (07/02/2013)

Dinâmica de grupo: Como estou utilizando o meu tempo? Objetivos: • Refletir sobre as suas ações diárias e distribuição do tempo. • Avaliar o tempo que tem disponibilizado para a vida eclesiástica. • Descobrir onde está investindo o seu tempo. Material utilizado: Desenvolvimento• Solicitar aos Jovens que, inicialmente, façam uma análise do seu dia, pensando nas atividades que realizam diariamente. • Pedir que fiquem de pé e representem, através de gestos, o que costumam fazer em determinada hora e dia da semana. Mencionar dias e horários diferentes. Exemplo: segunda-feira 9h , quinta-feira 15h, sábado 21h, terça- feira 12h, quarta-feira 7h. Pode repetir os dias da semana, mas com horários diferentes. • Observar os movimentos para a reflexão posterior. Segunda parte:• Solicitar que cada Jovem preencha o quadro de atividades, distribuindo semanalmente o seu tempo. Informar o total de horas dedicados a: Atividades realizadas – Total de horas (semanais) – Outras observações Trabalho Família Namoro Estudos Lazer Aparência pessoal Locomoção Leitura bíblica e oração Igreja / cultos Igrejas / organizações e outras atividades Evangelismo Outros Total de horas Terceira parte: • Analisar a distribuição do tempo: a) Já havia feito esta análise anteriormente? b) Ficou feliz com os resultados apresentados? c) Precisa distribuir melhor o seu tempo? d) Onde você tem aplicado a maior parte do seu tempo? e) A semana possui 168 horas. De l a 10 como você avalia a distribuição do seu tempo? • Aproveitar o momento para desafiar as jovens a utilizarem bem o seu tempo. Observações: • Não é necessário recolher as fichas. • A análise será feita no grupo e de forma espontânea. As jovens ficarão livres para compartilhar ou não suas experiências.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Encontre nosso blog no Facebook

banner_face_central

www.facebook.com/ideiasjovemcristao

Concurso: Dizer o fato na Bíblia 2 (06/02/2013)








Concurso: Dizer o fato na Bíblia 2


O concurso consiste em você falar ou mostrar uma palavra e a pessoa lhe dizer o fato na Bíblia que se refere. O concurso pode ser feito individualmente, 05 perguntas para as Jovens mulheres e 05 perguntas para os Jovens homens. Cada pergunta acertada vale 05 pontos e ao término dos dois meses o homem e a mulher que fizerem mais pontos ganham uma lembrancinha.

01) PALAVRA = PRATO.
FATO = A filha de Herodias pede de presente a mando da mãe a cabeça de João Batista em um prato. (Mateus 14:8).

02) PALAVRA = PEDRA.
FATO = Jesus foi até o lugar onde tinham sepultado a Lázaro, ordenou que lhe tirassem a pedra e disse para Lázaro sair. (João 11:39 e 43).

03) PALAVRA = ESPIGAS.
FATO = Faraó sonhou com sete espigas boas e sete espigas mirradas. Que simbolizavam sete anos de fartura e sete anos de fome. (Gênesis 41:1, 5 e 6).

04) PALAVRA = CORDA.
FATO = Raabe fez os espias descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. (Josué 2:15).

05) PALAVRA = VASO.
FATO = Uma mulher pecadora conduzindo um vaso de alabastro com precioso ungüento unge os pés de Jesus. (Lucas 7:37 e 38).

06) PALAVRA = COPO.
FATO = José para deter seus irmãos coloca o seu copo de prata no saco de cereal de seu irmão Benjamim. (Gênesis 44:2).

07) PALAVRA = MANTO.
FATO = Eliseu pegou o manto que Elias lhe deixara cair e feriu as águas do Jordão e passou por ele. (II Reis 2:14).

08) PALAVRA = ARMADURA.
FATO = Jônatas deu de presente a Davi sua armadura. (I Samuel 18:4).

09) PALAVRA = VENTRE.
FATO = Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor. (Jonas 2:1).

10) PALAVRA = PAREDE.
FATO = Quando Belsazar estava dando a festa, apareceu uma mão e começou a escrever na parede do palácio. (Daniel 5:5).

Palestra: Como ser um Jovem Cristão de Influência



Palestra: Como ser um Jovem Cristão de Influência.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Brincadeira da Semana: Quebra-Cabeça de Balões (05/02/2013)


Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.

Divida os Jovens  em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.

Palestra: Namoro, Noivado e Casamento



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ESLAVEC se consolida como referência em capacitação de LíderesEvangélicos no Brasil (05/02/2013)

REFERÊNCIA EM TREINAMENTO DE LÍDERES

ESLAVEC se consolida como referência em capacitação de Líderes Evangélicos no Brasil

Foram quatro dias de estudo da Palavra de Deus e mais de 12 horas de mensagens que promoveram avivamento espiritual, capacitação e instrução para pastores, obreiros e jovens vocacionados. A cada ano a Eslavec se consolida como referência em treinamento de líderes evangélicos no Brasil. Mais de 4 mil pessoas de diversas denominações participaram do evento, que terminou na noite desta sexta-feira (14), em Águas de Lindoia (SP).

Os preletores ministraram lições de vida e de liderança na programação. Primeiro a pregar, o pastor Silmar Coelho baseou sua mensagem na experiência do povo israelita durante o exílio no Egito, registrado em Jeremias 29.4, para ensinar aos participantes a serem produtivos, independente da situação em que se encontrem.

“O segredo nessas situações é continuar vivendo, ir em frente porque a vitoria é de quem não desiste mesmo na adversidade”, disse o pastor sobre o tema ‘Nada dá errado quando Deus está no controle’.

Depois de ministrar sobre avivamento em duas ocasiões, o bispo T.D Jakes trouxe aos líderes e jovens presentes ensinos sobre liderança que podem ser aplicados nas igrejas, nas famílias e nos negócios. Ele falou sobre as características do líder e a influência que ele exerce sobre a vida de seus liderados, usando como exemplo dois grandes líderes da Bíblia: Moisés e Josué.

NOITE IMPACNTANTE

O bispo norte-americano T. D. Jakes foi o preletor da noite de encerramento. Mas antes de T. D. Jakes iniciar a sua mensagem, o pastor Silas Malafaia agradeceu pela contribuição que o pregador deu à Igreja brasileira em sua primeira viagem ao país. “Ele veio ao Brasil para nos abençoar. Há centenas de lugares aonde ele poderia ir, mas o Espírito Santo o dirigiu para cá”, disse o pastor Silas a T. D. Jakes, que foi aplaudido de pé pela multidão.

Emocionado, o bispo declarou que estava sem palavras diante da receptividade e calor dos brasileiros. “Cresci em um lugar pequeno no Estado da Virgínia. Quando Deus me chamou para pregar não imaginava que me levaria a tantas partes do mundo. Volto para os Estados Unidos e todas as vezes que encontrar um brasileiro lembrarei do que aconteceu aqui”.

Uma das marcas desta 4ª Eslavec foi o derramamento de uma unção especial sobre a juventude. “O Senhor tem levantado profetas e sacerdotes da próxima geração. Este é o momento da virada, chegou o tempo de vocês, chegou a sua hora”, declarou o bispo contagiando toda a juventude, num momento de total rendição.

Brasileiros de 26 Estados, mais o Distrito Federal, participaram do evento. Outros vieram do Japão, Costa Rica, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Suíça, Portugal e Nepal.

O pastor Yukio Yassaka, da Missão Shekinah, em Chiba, cidade a 30 minutos de Tóquio, no Japão, foi um dos selecionados para participar do evento com hospedagem e alimentação custeadas pela Avec. “É a primeira vez que participo da Eslavec. Saio daqui maravilhado. Nosso objetivo é aplicar o que aprendemos no campo missionário entre os japoneses e os brasileiros”, declarou o pastor.

Pela primeira vez no evento, Rosângela Rodrigues, do Ministério Família de Deus, em de Unaí (MG), elogiou a organização, a qualidade e o propósito do evento. “Todo pastor deveria participar juntamente com a sua liderança porque é um evento que investe no ensino da Palavra de Deus”.

Ocuparam o púlpito da Eslavec os pastores Silas Malafaia, Elizete Malafaia, Walmir Cohen, Silmar Coelho, Coty, Marco Antonio Peixoto e a missionária Edméia Williams. Paralelo ao evento na grande tenda montada na Praça Burle Max, a pastora Elizete Malafaia promoveu dois dias da Conferência de Mulheres Vitoriosas, reunindo cerca de 1.300 mulheres no Hotel Monte Real.

O evento teve ainda muita música gospel com os cantores Nani Azevedo, Eyshila, Jotta A, Rachel Malafaia, Raquel Mello, Danielle Cristina, Jozyanne, Dayan de Alencar, e Marquinhos Menezes e Lilian.

O pastor Silas Malafaia anunciou que a 5ª Eslavec deverá acontecer em Fortaleza, e já convidou o bispo T.D. Jakes para retornar ao país para a programação, que deverá ser em novembro de 2013.

Rádio Gospel



Ouça a Rádio Gospel a Rádio do Jovem Cristão.

Ficar ou Namorar? Eis a questão (04/02/2013)

Ficar ou Namorar? Eis a questão

A cantora Pamela fala da prática do “ficar” e mostra que é possível ser “Sal e Luz”, até no namoro

Fonte: Portal Elnet / Por Juliana Miguel

Cada vez mais, a expressão “ficar” é mencionada entre jovens e adolescentes. Até mesmo dentro da igreja, esta é uma questão que tem gerado sérias discussões entre pastores e líderes. O namoro convencional tem sido deixado de lado e, com isso, muitos jovens saem em busca de aventuras românticas e prazeres momentâneos ao invés do verdadeiro compromisso.

Namorar, noivar e casar, para muitas moças e rapazes cristãos, já não é mais a realização de um sonho. Em contrapartida, muitos deles preferem se lançar em relacionamentos passageiros que, na maioria das vezes, só trazem frustrações e decepções.
Para a cantora Pamela, que é sucesso entre jovens e adolescentes, o “ficar” sem compromisso é uma atitude que NÃO deve ser tomada pelo verdadeiro cristão, pois sem a orientação de Deus, todos os nossos planos são frustrados. “Tudo deve ser de acordo com a vontade de Deus. O jovem deve orar antes de assumir qualquer compromisso, para que realmente seja um namoro sadio”, afirmou.

A cantora ainda falou sobre aqueles que buscam a igreja apenas para diversão e ponto de encontro, deixando de lado o verdadeiro significado de compromisso com a obra de Deus. “Muitos vão a congressos, festas, simplesmente para curtir, paquerar... Esquecem que somos diferentes, que somos sal da terra e luz do mundo”, declarou Pamela, ao afirmar que esta prática tem gerado sérios problemas dentro das igrejas.

Ser sal e luz é uma atitude que deve ser tomada por todos os jovens cristãos, e esta decisão irá refletir em todas as áreas de suas vidas, inclusive no namoro. Segundo Pamela, para que o jovem se mantenha firme na presença do Senhor, é necessário buscar em Deus uma pessoa para se relacionar, que seja séria e que também queira um compromisso.

“Deus tem o melhor para nos dar, por isso temos que querer o melhor e esperar o tempo certo para o amor”, concluiu a cantora, lembrando também que a orientação familiar é essencial na hora da escolha do companheiro.


“Ficar”, uma atitude não cristã

Gilson Bifano fala desta prática que tem levado muitos jovens ao pecado

Fonte: Portal Elnet / Por: Alessandra de Oliveira

O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É a forma de duas pessoas se conhecerem melhor e, com mais intensidade, alguém com quem se pretende ter um relacionamento sério com vistas ao casamento. Mas, atualmente, para muitos jovens o namoro convencional perdeu status.

Não é de agora, por exemplo, que os jovens usam o termo “ficar”. A expressão surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. Ou seja, é um comportamento em que os jovens conversam, se beijam, se abraçam e até têm relação sexual, sem nenhuma responsabilidade pós-encontro. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo,espiritual e, muito menos, trocas de endereço e telefone.
O “ficar” é uma armadilha do Diabo

Para o pastor Gilson Bifano, diretor e conferencista do Ministério Oikos (Ministério Cristão de Apoio à Família) esta prática não deve ser seguida pelos jovens cristãos. “Se ele tem um compromisso com Deus e encara o seu corpo, a sua sexualidade, como a Palavra diz, ele não vai ter esse comportamento. Devemos ser diferentes; sal e luz do mundo", enfatiza o pastor. Na visão dele, o “ficar” é uma estratégia de Satanás para minar a pureza moral da juventude, neutralizar seu testemunho, e, posteriormente, estragar seus lares.

“O diabo utiliza vários métodos para levar o homem ou a mulher a uma relação sexual fora dos padrões de Deus. A Bíblia diz : “Não vos defraudeis uns aos outros”. Defraudar é passar dos limites da intimidade com uma outra pessoa que não seja o seu cônjuge. O texto declara que o sexo é para ser desfrutado entre o homem e a mulher no contexto do casamento. E o 'ficar', conhecido antigamente como o 'arrocho', é uma fonte de excitação, em que beijos ardentes e carícias em partes íntimas são praticados. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso', enfatiza.
A juventude precisa de santidade

Segundo Bifano, há uma grande diferença entre pureza e virgindade, já que alguns adolescentes se guardam para o casamento, mas mantêm outras práticas sexuais. Em contrapartida, existem pessoas que "perdem a virgindade" e, depois de se converterem, se arrependem e evitam a intimidade antes do casamento.

Para o pastor, a juventude cristã precisa repensar a sua atitude em relação ao namoro, ao noivado e ao casamento, não segundo a ótica do mundo que está sem Deus, mas dentro de uma visão bíblica equilibrada. “O tempo todo a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, as músicas, as novelas e os filmes veiculam campanhas de incentivo ao sexo com o uso da camisinha. O importante não é ter relação sexual antes do casamento, mas sim a falta do preservativo. Com isso, os jovens estão absorvendo esta visão não cristã da sexualidade. É necessário influenciar mais e ser menos influenciado”, comenta Bifano.
As conseqüências do “ficar”

A proposta do “ficar”é levar esta geração a experimentar um pouco do outro de uma forma leviana. Além de gerar traumas, frustrações, decepções e até uma gravidez precoce. Segundo Gilson, os pais têm uma parcela de culpa nisso, já que muitos não orientam seus filhos. A questão da informação não é só da igreja, nem da escola. O que tem acontecido hoje é que a família tem transferido sua responsabilidade, e o resultado disso é uma vida sexual fora dos parâmetros bíblicos.

Esta tarefa tem que começar em primeiro lugar na família. E os pais devem estar capacitados para que haja um diálogo franco, contínuo e sem tabus. “Três coisas não são faladas muito em família: morte, dinheiro e sexo. Estes assuntos devem ser tratados no lar, de maneira natural, não apenas em forma de sermões, mas em uma conversa natural com os filhos desde cedo, sempre respeitando, é claro, as faixas etárias", alerta Gilson.
O Namoro Cristão

Gilson Bifano acredita que existem princípios para o namoro cristão. E um deles é justamente o não "ficar”. Um relacionamento segundo a visão cristã é um período de conhecimento mútuo, de aprofundamento da amizade. "A intimidade física não é compatível neste período. Ela só deve acontecer, segundo a Palavra de Deus, no contexto do casamento", enfatiza Gilson.

"O texto de Gênesis 2.24 diz: 'Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-à à sua mulher, e serão ambos uma só carne'. Neste trecho existe uma seqüência. Quando se tem esta experiência de ser uma só carne, antes de se casar, há quebra de princípio bíblico. E isso pode, e tem trazido, muitos problemas", relata o pastor.
A Igreja e seu papel

Na opinião dele, os pastores precisam falar mais sobre este assunto, sem condenação. “A igreja tem que parar de apenas dizer que é proibido, mas também educar. Dar condições aos jovens para que eles não façam o que é condenado pela Palavra de Deus. É necessário um trabalho de conscientização em que a juventude seja esclarecida das conseqüências que advêm da quebra dos preceitos bíblicos. Isso pode ser feito através de palestras, congressos etc.", adverte.
Para os jovens cristãos que estão na moda do “ficar”, o pastor dá alguns conselhos:

1- Repense no que Deus tem para sua vida.

2- Se está se relacionando indevidamente com alguém, deve reconhecer que esta não é a vontade de Deus e parar com tal atitude.

3- Deus perdoa nossos pecados. Ele morreu na cruz para perdoar os erros da humanidade. E, com certeza, a partir deste reconhecimento, Deus vai honrar e abençoar os seus caminhos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Perguntas sobre Namoro e Sexo (01/02/2013)

Perguntas sobre namoro e sexo



Autor(a): Pr. Silmar Coelho



1) Hoje namoro sem sexo não é namoro.Como o jovem/adolescente crente pode enfrentar essa pressão da sociedade?

Existem muitas maneiras.

1. Primeiro o jovem precisa ter uma profunda experiência com Deus. O amor a Deus tem que ser maior do que o amor à garota.
2. Nutrir-se da Palavra de Deus e freqüentar a igreja.
3. Orar e receber o poder do Espírito Santo diariamente.
4. Cultivar a moral e a ética.
5. Praticar exercícios físicos.
6. Ocupar a mente e o corpo, a ociosidade sempre o leva a procurar lugares e pessoas que não o ajudarão e a pratica do erro.
7. Não ficar sozinho com a menina por muito tempo.
8. Saber que Deus dá o escape nos sonhos, o que a Bíblia chama de acidente ou poluição noturna.

2) Por que se fala pouco sobre sexualidade entre solteiros na igreja e continuamos a ver adolescentes grávidas nas igrejas?

Quem fica grávida quase sempre e uma boa ou "boba" menina. As "espertinhas" usam pílulas ou levam uma camisinha na bolsa. Sexo na igreja ainda é um tabu. Alguns não falam por preconceito, medo ou ignorância. Eles realmente não sabem como abordar o assunto de forma limpa, saudável e didática. Para eles sexo e sujo e pecaminoso. A santidade do sexo é renegada e espúria. Sexo e visto como algo criado pelo próprio diabo, o que não é verdade.

3) Como os pais devem orientar seus filhos na vida sexual?

De forma clara, sem preconceitos, com total liberdade; não tornando impuro o que Deus santificou.

4) Sexo antes do casamento é pecado? Por quê?

O ato sexual é a consumação da união. O casamento não se consuma na igreja ou no cartório. De fato, a união se realiza na consumação do ato sexual. Ora, se alguém se une a outro alguém sexualmente, na verdade está casado com essa pessoa. Se existe amor a ponto de praticar sexo, por que não casar? Se não existe amor para casar, por que praticar sexo?

Quem ama quer praticar sexo com a mesma pessoa por toda a vida e não apenas uma vez ou outra. Sexo sem amor dura 30 minutos. Sexo de quem ama dura 30, 40 anos.

5) Pesquisas apontam (do Unicef é uma) que metade dos adolescentes meninos já tiveram a primeira relação sexual - isso antes dos 15 anos. O que tem levado os jovens a iniciarem a vida sexual tão cedo?

A mídia ensina que nada há de errado em sexo livre. Não se ensina abstinência sexual, ensina-se a prática do sexo apelidado de seguro. Seguro para quem? Previne-se o HIV, mas não se previne a deterioração das emoções, a perda do sagrado que existe dentro de todo ser humano, que é maculado por um prazer momentâneo. Usar e abusar do outro não é errado, afirmam muitos, desde que se use camisinha, desde que a garota não engravide.

Os jovens não recebem o vírus do HIV, nem a semente da fecundação, mas carregam dentro de si um germe muito pior, o da culpa, da falta de vergonha, do egoísmo e do pecado. E o pecado gera a morte, não a morte física, mas espiritual.

Quem ama não usa. Existe um tipo de sujeira que água e sabão ou propaganda favorável não pode lavar.

6) Considerações?

Podem me chamar de quadrado, mas as pirâmides do Egito foram feitas de quadrados e estão em pé até hoje.

Ou lutamos pelo casamento, pela família e pelos valores que construíram as grandes civilizações, ou a sociedade só terá um destino: o fracasso.

 

Idéias para Adoslecentes Cristãos







Como liderar Jovens (01/02/2013)

Como Liderar Jovens



 

Em qualquer lugar, existirá sempre um grupo de pessoas com a responsabilidade principal de tomar decisões sobre a formulação de objetivos, ou seja, liderar.

Considerando a função de liderança e as pessoas envolvidas para a obtenção de resultados satisfatórios, é fundamental que o líder, além do conhecimento, saiba lidar com as pessoas, isto é, desenvolva habilidade para exercer sua liderança através de um bom relacionamento interpessoal.

É necessário que os líderes sejam pessoas com quem se pode conversar, falar de problemas, criticar, ouvir e respeitar.

ESTABELEÇA METAS

· Diga às pessoas o que você e a diretoria do Departamento Jovem esperam que elas façam.
· As pessoas precisam de metas; não presuma que todos saibam o que você deseja.
· Se possível, procure identificar as metas de forma participativa.

VALORIZE O TRABALHO DE CADA JOVEM

· Sempre que possível, designe as pessoas para os tipos de tarefa que podem realizar bem.
· Delegue tarefas que lhes possibilitem alcançar metas e realizações pessoais, como: desenvolvimento, crescimento, auto-estima, reconhecimento ministerial.

VALORIZE AS PESSOAS

· Promova treinamento e incentive a participação em eventos diversos (missões, congressos, seminários, etc.).
· No dia-a-dia, promova orientação, aconselhamento e acompanhamento.

ELOGIE

· Acompanhe o andamento da atividade e, quando os resultados forem positivos, diga aos jovens o quanto eles estão se saindo bem. Isto reforça as atividades corretas.
· O elogio em grupo, na maioria das vezes, é melhor que elogio individual.

NÃO SE PRECIPITE

· Na eventualidade dos resultados não serem totalmente positivos, avalie as possíveis causas das falhas e corrige-as com amor e objetividade.
· Evite fazer “tempestade com um copo d’água”.
· Se ficar claro que houve irresponsabilidade ou má vontade, repreenda. A liderança não deve ser paternalista.
· Após a repreensão, é fundamental que a(s) pessoa(s) reflita(m) no comportamento delas e não no seu.

COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação, entre a liderança e os jovens é fundamental para um bom entendimento mútuo.

OUÇA OS JOVENS

· Ouvir é motivar, especialmente durante o processo de identificação e de definição de metas.

HÁBITOS MAIS COMUNS DE QUEM NÃO SABE OUVIR

A capacidade de ouvir é um dos pré-requisitos para a boa comunicação.

Entretanto, certas pessoas cultivam alguns hábitos que são verdadeiras barreiras à comunicação.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A liderança depende de um bom relacionamento interpessoal que, por sua vez, depende do conhecimento do outro, das outras pessoas e dos vários estilos de personalidades.

Cada indivíduo é único, possuindo seu próprio estilo de ser, desenvolvido na formação da sua personalidade.

TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe é fundamental para a viabilização da liderança participativa. Reunindo e selecionando opiniões, é possível ampliar a criatividade, a participação, o envolvimento e a interação dos jovens.

Se o líder conseguir estimular a criatividade, envolver e comprometer os membros de sua equipe com a missão do Departamento Jovem, terá dado um grande passo para eliminar desperdício e garantir a sobrevivência futura do Departamento e de toda uma vida de serviço ao Mestre.

Vantagens do trabalho em equipe:

a) Todas as opiniões são reunidas, obtendo-se um melhor resultado.
b) Maior integração entre os jovens e a Diretoria.
c) Espírito de companheirismo e maior cooperação mútua.
d) Evita a sobrecarga de trabalho.

COMO SE TORNAR UM LÍDER

Para tornar-se um líder, é importante observar:

· A liderança é um processo de capacitação que pode, e deve, ser aprendido. Você pode ensinar a si mesmo, aprender com os outros, ou ambas as coisas.
· O líder deve desenvolver um estilo tranqüilo, eficiente e duradouro tanto de comportamentos quanto de ações.A simplicidade e clareza de forma e função devem ser objeto de árduo empenho e valorização.

Fone: Site Luciano Santos

Loja do Jovem Cristão



Conheça a Loja do Jovem Cristão na Internet

O que o Jovem Cristão pode fazer para consagrar-se a Deus (01/02/2013)

O que o jovem pode fazer para consagrar-se a Deus


1: VENCER O DIABO
I JOÃO 2:14
14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos Escrevi jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 2: SER FORTE
I JOÃO 2:14, Pv. 20:29
29 A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. Ilustração: Davi, na sua juventude mata o leão e o urso.3: TER UMA VIDA PURA
Sl. 119:9 Ec. 11:10
9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Ilustração: Agostinho – Agosto de 386 – No jardim de sua casa e com os amigos, lia Um pergaminho da carta aos Romanos. Deixa os amigos e o livro e vai para baixo de uma figueira, ali em agonia de espírito chora efusivamente. Questiona Deus dizendo: -“ Até quando Deus? Até quando vou viver uma vida dividida entre o prazer e a pureza?
Agostinho começa a ouvir as seguintes palavras: “TOMA E LÊ”. Tolle, lege. A frase vinha das crianças que brincavam próximo ao lugar. Essas palavras foram um sinal do céu. Agostinho retomou o livro, abriu-o e leu: Romanos 13:13-14

13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas
concupiscências.

Agostinho encontrou o que estivera procurando há muito tempo. Toma a decisão de viver para Deus. Transforma a sua casa em mosteiro para a oração e se dedica à vida monástica.

4 TER VISÃO ESPIRITUAL SADIA
At. 2:17
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

5: ENTREGAR-SE A DEUS
Ec. 12:1
1 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles
contentamento;

6: RESISTIR ÀS TENTAÇÕES
2 Tm 2:22
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

7:  CULTIVAR MOMENTOS DE ISOLAMENTO
Lm. 3:27-28
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.

8:  HONRAR PAI E MÃE
Ef. 6:1-3
1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

9:  AMAR E SER AMADO
Ec.:9:9 I Co. 7:36
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
36 Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua filha virgem, diante de quem está noivo se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.
37 Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.

10:  EXERCER FUNÇÕES NA IGREJA
I Tm.4:12-16 , At.12:25
12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
25 E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.

11: CONHECER A BÍBLIA
2 Tm. 3:14 -15
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

12 : TER PRAZER EM DESFRUTAR DA VIDA COM RESPONSABILIDADE
Eclesiastes 11:9-10
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a
adolescência e a juventude são vaidade.
Fonte: Site Luciano Santos

Como apresentar Palestras com Excelência em Igrejas, Retiros eAcampamentos





A Bíblia e o Jovem Cristão

A Bíblia e o Jovem Cristão


Fonte: http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=278&pagina=0Por Dinis Rodrigues


2Tm 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Introdução:Sem dúvida a Bíblia é o livro mais publicado, lido, amado, odiado, criticado e defendido. Por ela pessoas têm vivido e morrido, lares se têm formado e desfeito. A sua mensagem tem influenciado mais gente que qualquer outro livro, e sobre a favor e contra ela há, provavelmente, mais livros escritos que sobre qualquer outro. Por crermos, descrermos ou estarmos simplesmente curiosos acerca dela estamos aqui hoje.

Só estas características nos deviam fazer pensar que, de facto, tem que haver alguma coisa de muito especial acerca da Bíblia.

Por ser impossível dizer tudo acerca da Bíblia, e como o tempo disponível mal chega para apenas começar, vamos limitar-nos a pensar um pouco sobre a sua importância para o Homem.

1. O livro que dignifica- a sua existência mostra a importância do homem para o Seu autor. Se assim não fosse não se daria ao trabalho de escrever uma tal mensagem. Ela ensina a igualdade dos homens, a justiça social, o respeito mútuo, a diferença entre os sexos mas não a superioridade de um sobre o outro. Proíbe discriminações e explorações, promove a paz, o amor e o bom entendimento entre todos os homens.

A Lei que foi dada a Moisés para o povo de Israel ainda hoje é um bom manual de vida e relacionamentos onde muito podemos aprender sobre estes princípios.

Não é por acaso que os povos que deram lugar à fé cristã e à Bíblia progrediram e melhoraram. Quem nos dera que tal se verificasse hoje pois o abandono dos seus princípios e ensinos levou o mundo ao estado de decadência moral, social, e outras que todos conhecemos e lamentamos.

2. O livro que revela- apresenta-nos o seu autor e diz-nos tudo o que Ele deseja que saibamos sobre Ele mesmo. A revelação natural, criação e mundo e sentimento religioso universal, apontam para a existência de Deus, mas é a Bíblia que nos diz quem e como Ele é. Não nos apresenta um conceito panteísta de Deus, indiferenciado, imanente, limitado à criação da qual faz parte já que ele é tudo e tudo saiu e volta para Ele. Mas um Deus pessoal, diferenciado, transcendente, criador, sustentador, profundamente interessado na Sua criação. Por isso ensina que o homem não é uma parte da energia total em evolução para se fundir no todo cósmico, mas também ele é gente, pessoa, diferenciado hoje e para sempre, com existência eterna como o Seu criador, mas diferente dele, e por isso também destinado a uma eternidade consciente e diferenciada.

3. O livro que informa- por ele recebemos uma cosmogonia e uma cosmovisão. Ainda hoje os homens procuram saber as origens do universo e da vida, a sua ordem e evolução, os comos e porquês. Não é por acaso que cada vez mais as descobertas científicas e as grandes famílias de cientistas e investigadores se inclinam para modelos e explicações que se aproximam daqueles que o livro de Gênesis nos apresenta. Claro que não há informações detalhadas nem pormenores técnicos, é que a Bíblia não é um manual de qualquer ciência mas apenas a palavra de Deus, a Sua revelação ao homem. Por isso, apesar de não conter erros ou inexatidões científicas também não traz informações nem detalhes nesses campos. A Bíblia não explica esse comos apenas os afirma.

Não é por acaso que na Bíblia não há nenhum livro ou capítulo que se dedique a provar a existência de Deus. Este livro maravilhoso apenas a afirma como fato inquestionável, perfeitamente conhecido e crido por aqueles a quem ela se destinou em primeiro lugar, o povo Judeu. Daí que a primeira afirmação da Bíblia, as sua palavras de abertura sejam "No Princípio Deus..." e depois começa a contar a sua história "No princípio Deus criou os Céus e a Terra". Não há explicações por que também não há dúvidas, não há outra possibilidade que tão bem explique e coordene de forma lógica, racional e verdadeira os factos de todos conhecidos e para os quais, até hoje, ninguém conseguiu nem conseguirá uma explicação melhor nem mais simples.

4. O livro que responde - as grandes perguntas sobre o sentido profundo da vida, de onde viemos? Para onde vamos? Porque estamos aqui? Se Deus existe porque há sofrimento? É possível viver em Paz?

Claro que agora e nestes breves minutos não posso dizer-vos tudo o que ela diz sobre estas questões mas num breve resumo direi que a Bíblia nos ensina que viemos de Deus, somos feitura sua, não obras em série e descaracterizadas, mas peças perfeitas de artesanato, criadas à Sua imagem e semelhança, com atributos semelhantes e com uma compatibilidade tal que podemos Ter comunhão e ligação. Diz também que estamos aqui para viver o melhor possível, não de uma forma interesseira e egoísta, mas respeitando e amando o próximo com a nós mesmos, procurando obedecer e honrar a Deus com as nossas vidas, tirando prazer da vida, sim, mas não à custa dos outros e do seu bem estar. E buscando descobrir e viver o propósito ou plano de Deus para nós.

Termina dizendo que voltaremos para Deus. Não depois de muitas reencarnações mas de uma única morte e ressurreição, e que seremos julgados de acordo com as opções que tivermos tomados nesta vida terrena. Assim será determinado o seu futuro eterno, com Deus ou longe de Deus .

Por ela sabemos que o sofrimento não vem de Deus... é fruto do pecado... conseqüência do livre arbítrio do direito do homem determinar o seu rumo e destino... de fazer escolhas... Deus não criou robots subservientes mas homens conscientes e com auto direção...daí os abusos egoísmos prepotências desigualdades.... Podia mas não acaba com eles, mas ensina que um dia, por tudo isto nos trará a juízo.

Sim podemos viver em paz, com Deus..., connosco..., e com os outros....

5. O livro que ilumina - sozinho o homem não sabe para onde ir nem como caminhar. Segue as suas inclinações e desejos. Conseguiu estragar a sua vida e o mundo belo e maravilhoso que nos foi dado para viver e cuidar. Na Bíblia aprendemos a viver bem, com propósito, sentido, responsabilidade e uma visão conjunta de passado, presente e futuro. Aprendemos a viver para Deus e à maneira de Deus, para que juntamente com Ele, numa caminhada conjunta e frutífera alcancemos plenamente os alvos originais da criação. Realização e comunhão.

Realização do ser humano e das suas potencialidades orientadas para o bem pessoal e comum. Comunhão com Deus, fonte de vida luz e amor, de onde tudo nos vem e para quem caminhamos, procurando já hoje, aqui e agora viver com Ele e para Ele.

6. O livro que condena mas dá esperança- ao apresentar-nos Deus fala-nos do Seu amor, do Seu plano para o homem. Estas são as duas grandes correntes que correm paralelas e interligadas ao longo de todo o relato bíblico, revelação e redenção. Se por um lado aprendemos sobre o plano original de Deus e da consequente queda e afastamento do homem desse alvo, logo desde o princípio nos é apresentado o plano redentor que visa fazer retornar o homem à sua posição original, de comunhão com Deus.

Assim a Bíblia condena o comportamento errado do homem e chama-lhe pecado, desvio do plano original da Lei e vontade perfeita de Deus, e ensina que o castigo para esse pecado é único, a morte.

Ensina-nos que por causa do Seu amor Deus enviou Jesus o Seu filho que deu a Sua vida por nós, pagando Ele mesmo o preço da justiça divina, desfazendo o castigo que pesava sobre nós e libertando-nos assim de uma condenação eterna As suas próprias palavras são "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho, Jesus, para que todo aquele que n'Ele crê não se perca, mas tenha vida eterna".

Aprendemos que não há um ciclo mais ou menos infindável de reencarnações sujeitas a uma lei de Karma, tirânica, fria, impiedosa que exige que o homem seja capaz de fazer tanto bem que anule todo o mal passado, o que é impossível e todos bem o sabemos. Em vez disso apresenta-nos uma obra feita e acabada. O que nos é impossível Deus já fez por nós. O juiz, santo, puro e perfeito que nos condena, torna-se Ele mesmo o redentor amoroso que paga o preço da nossa pena e nos oferece perdão total e eterno.

Quão superior a qualquer outra, quão mais amorosa, compatível com a realidade, com as nossas percepções e sentimentos é esta história redentora que pega no homem caído e o eleva às alturas da divindade, sem nunca o ser, pois Deus só há um, mas nos torna Seus filhos queridos, Seus herdeiros com o direito de vivermos e reinarmos eternamente com Ele, sem sermos Ele, mantendo toda a nossa individualidade e distinções. Em vez de aniquilamento, absorção, inércia, e mera contemplação, dá-nos uma vida eterna plena de significado e actividade consciente, realizadora e frutífera.

7. O livro único - sem ele andaríamos e viveríamos em trevas, sujeitos às modas ideológicas e filosóficas, fruto do esforço indagador e perscrutador do homem na sua busca solitária de respostas às suas questões. Seríamos, como muitos são, presa de humanismos de toda a espécie, frutos do pecado e do orgulho do homem, que escolhe deliberadamente rejeitar Deus, Sua existência, plano e amor. Por isso nada mais lhe resta que tornar-se centro e razão de ser de tudo, interpretando esse tudo em termos da sua pessoa, existência e importância, chegando assim a conclusões tanto mais erradas quanto mais o afastam de Deus e da verdade.

Pela Bíblia todos estes sonho e desvarios são desfeitos e, em troca, é-nos dada uma perspectiva correta do universo, da vida, do seu propósito, do homem, das suas origens e futuro.

É necessário uma atitude semelhante à dos nossos antepassados que assumiram a verdade que tantas vidas custou mas que não era possível negar mais: a terra não é o centro do universo, este não gira á nossa volta. Assim também deixemos de ver o mundo e a vida como se nós homens fossemos o seu centro, e vamos crer e viver de acordo com a verdade eterna que a Bíblia nos revela: existe um Deus todo poderoso que nos ama e nos convida a voltar para si, para com Ele vivermos em plena paz e felicidade por toda a eternidade. Isto não exige nem esforço, nem evolução, nem pagamento ou retribuição da minha parte. Apenas um ato de fé, arrependimento quanto ao caminho passado, uma conversão ou volta no sentido do meu caminhar, voltando-me para Deus que já fez tudo, aceitando isso como facto consumado, inquestionável e todo suficiente. Começando, porque não, hoje e agora a viver com Ele e para Ele conforme a Bíblia nos ensina e recomenda.

Conclusão:Não admira portanto o conselho de Paulo Timóteo: 1TM 4:6 "Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido." 4:12 "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." 4:13 "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá." 4:16 "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

Apenas conhecendo, amando e praticando a Palavra seremos os filhos e filhas que Deus deseja Tg 1:22 "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." Só assim seremos o sal e a luz, pois a revelação e iluminação da Palavra sairá de nós para os outros Mt 5:13,14 "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Sem ela andaremos perdidos e errantes pois ela é e dá-nos a luz e direcção de Deus SL 119:105 "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."

Se o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e muitas outras coisas Pv 1:7 "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento...; 2:5 Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. 8:13 O temor do SENHOR é odiar o mal...; 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 10:27 O temor do SENHOR aumenta os dias...;14:26 No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. 14:27 O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. 15:16 Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação. 15:33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria...; 16:6... pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado. 19:23 O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum. 22:4 ...e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. Esse temor vem pela revelação e conhecimento que adquirimos pela Palavra, lida, crida, revelada e iluminada pelo Esp. Santo.

Já o salmista sabia que a única maneira de trilhar um caminho santo era pela observância da Palavra de Deus: Sl 119:9 - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Vamos ler, amar, crer e divulgar a Bíblia. Ela era, foi e será sempre a eterna e atual Palavra de Deus para o homem.


Fonte: http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=278&pagina=0Por Dinis Rodrigues

Debates para Jovens Cristãos



Debates:  para Jovens Cristãos

Fernanda Brum anuncia livro para público jovem no qual conta suas experiências com Deus (01/02/2013)

A cantora e pastora evangélica Fernanda Brum anunciou que está preparando o lançamento de um livro que terá como objetivo dividir com os jovens as suas experiências com Deus. Em uma entrevista para o site portal DT, a cantora explicou que o conteúdo já está editado, e que o livro já está em produção.

- No 1º trimestre o livro estará nas lojas. Algumas questões técnicas quanto à produção envolveram esse processo, mas estamos com o livro terminado. O público trabalhado no livro é o jovem. Falo das minhas experiências no mundo e das experiências com Deus. A intenção é dividir com o jovem as experiências que tive com Deus – explicou.

Ela conta ainda que a vontade em dividir suas experiências veio da influência de sua avó, que a ensinou a pregar o evangelho.

- Minha grande referência de vida e ministério é a minha avó Diogreza Brum. Ela foi uma grande mulher de Deus, foi quem me ensinou a pregar o evangelho. Se eu conseguir chegar no “dedinho do seu pé”, pra mim já é muito bom! (risos) – afirma Fernanda Brum, que finalizou afirmando: – Esse é um tempo em que os jovens vão alcançar os outros através da arte. Então mantenham uma vida santa, digna e usem da arte para alcançar as pessoas.

Mega Gincana Bíblica




Dinâmica da Semana: Amar Ao Proximo (01/02/2013)

AMAR AO PRÓXIMO


Duração: 30 min.


Material: papel, lápis.


Desenvolvimento: Divida os Jovens  em grupos ou times opostos.Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los? Encerre com uma oração. Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Super Gincana Bíblica para Jovens Cristãos



Super Gincana Bíblica para Jovens Cristãos

Concurso Bíblico: Dizer o fato na Bíblia 1








Concurso: Dizer o fato na Bíblia 1


O concurso consiste em você falar ou mostrar uma palavra e a pessoa lhe dizer o fato na Bíblia que se refere. O concurso pode ser feito individualmente, 05 perguntas para as mulheres e 05 perguntas para os homens. Cada pergunta acertada vale 05 pontos e ao término dos dois meses o homem e a mulher que fizerem mais pontos ganham uma lembrancinha.

01) PALAVRA = CESTO.
FATO = A mãe de Moisés tomou um cesto, calafetou-o com betume e piche e pondo nele o filho, largou-o a beira do rio. (Êxodo 2:3).

02) PALAVRA = COBRA.
FATO = O Senhor pediu para Moisés jogar a vara que estava carregando no chão e ela virou uma cobra. (Êxodo 4:2 e 3).

03) PALAVRA = ESPADA.
FATO = Perdendo a guerra contra os filisteus Saul tomou de sua espada e se lançou sobre ela. (II Samuel 31:4).

04) PALAVRA = MEL.
FATO = Sansão em certo momento de sua vida foi ver o corpo de um leão que tinha matado, ali chegando encontrou um enxame de abelhas com mel, aonde pegou e comeu. (Juízes 14:8 e 9).

05) PALAVRA = LEÃO.
FATO = Davi em certa ocasião de sua vida quando estava apascentando as ovelhas de seu pai, livrou um cordeiro da boca de um leão. (I Samuel 17:34 e 35).

06) PALAVRA = FIGUEIRA.
FATO = Adão e Eva percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si. (Gênesis 3:7).

07) PALAVRA = CORVO.
FATO = Ao cabo de 40 dias, abriu Noé a janela que fizera na arca, e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava. (Gênesis 8:6 e 7).

08) PALAVRA = JANELA.
FATO = Certa feita na cidade de Trôade, Paulo prolongou no sermão até a meia-noite, um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela adormeceu vindo a cair do terceiro andar. (Atos 20:9).

09) PALAVRA = MOEDAS.
FATO = Judas entregou a Jesus por trintas moedas de prata. (Mateus 26:15).

10) PALAVRA = PÃES.
FATO = Certa feita Satanás pediu para Jesus transformar pedras em pães, mas Jesus respondeu: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4:3 e 4).

Palestra: Como ser um Jovem Cristão Livre



Palestra: Como ser um Jovem Cristão Livre

Brincadeira: Torta na Cara






Torta na Cara

Escolher 6 Jovens de cada equipe, são dois Jovens por vez, cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então um responsável pela gincana, fala uma palavra, os Jovens tem que cantar uma parte de um louvor que tenha aquela palavra, assim que a palavra for dita, o Jovem que levantar a mão primeiro, terá o direito de cantar primeiro, se ele errar o ponto vai para equipe adversária, caso o contrário, o participante lambuzará a cara do Jovem da outra equipe, “lógico que sem violência“. Depois pode ser chamada a próxima dupla e assim por diante.

Palestra: Como ser um Jovem Cristão de Influência



Palestra: Como ser um Jovem Cristão de Influência.

Gravidez na Adolescência

Gravidez na Adolescência

A informação ainda é a melhor arma contra esta triste realidade

Fonte: Portal Elnet / Por: Eliane Ferreira

No mundo secular é cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, desde 1980, o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para se ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos. Os dados são assustadores e comprovam que apesar dos tempos modernos, muitos jovens ainda engravidam precocemente. Mas, e nas igrejas? Como os jovens cristãos estão se comportando diante do namoro e do sexo?



Sabemos que o a namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É uma ótima oportunidade de se conhecer melhor, e, com mais intensidade, alguém que pretendemos ter um relacionamento sério, que leve ao casamento. O problema é que muitos jovens hoje namoram demais. Acaba virando um vício. Não conseguem ficar sem namorar.




Termina um relacionamento e já começa outro. Assim, acaba o namoro e surge o “ficar” Com isso, o namoro perde sua identidade. A prática do “ficar” é a confirmação da falta de respeito de um pelo outro, pois duas pessoas se abraçam, beijam, e até praticam ato sexual, cientes de que não têm compromisso de se encontrarem novamente.




Para a Psicóloga e Sexóloga Marluce Nery, o grande problema é a falta de orientação dos pais. Muitos têm vergonha de conversar com os filhos sobre sexo. Com isso, os jovens vão buscar orientação de modo errado; através da Internet, televisão e até com outros amigos. “É preciso falar sobre a genitália, a masturbação, os limites do namoro, e até mesmo das mudanças fisiológicas que ocorrem em seu corpo. Informar de maneira bem clara”, diz a Psicóloga. Hoje a sexualidade está sendo veiculada nos meios de comunicação de forma distorcida. Mas se a menina e/ou menino são instruídos no seu lar, vão saber ter um namoro santo: evitar beijos ardentes, roupas mais sensuais, toques nas partes íntimas e, por último, o ato sexual.




O sexo antes do casamento traz conseqüências desastrosas: culpa, relacionamento sexual sem preparo, doenças sexualmente transmissíveis, além de uma gravidez indesejada. Uma gravidez precoce põe em risco tanto a mãe quanto o recém-nascido. Isso porque na faixa dos 14 anos a mulher ainda não tem uma estrutura óssea e muscular adequada para o parto.




Outro problema é o medo da gravidez. Muitas quando descobrem que estão grávidas preferem o aborto clandestino. Vera cita um caso de uma menina com 16 anos e o rapaz com 17, que namoraram e transaram antes do casamento, que resultou numa gravidez.




Com medo de contar para a família, tomou um remédio abortivo e quase morreu. ”É comum, quando acontece isso, optar pelo aborto para esconder da família e da igreja”, diz a psicóloga. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, dos 4 milhões de abortos praticados por ano no Brasil, 1 milhão ocorrem entre adolescentes.




Na visão da sexóloga, tudo isso poderia ser evitado se houvesse mais informações dentro de casa e também nas igrejas. A sexualidade precisa ser mais divulgada nas igrejas. Ainda há muita censura. O sexo é tratado como se fosse sujo . É necessário dar mais importância a esse tema, organizando palestras com profissionais especializados e qualificados, com o objetivo de orientar às famílias. “Enquanto os pastores falam esporadicamente do assunto, o Diabo vai ganhando terreno através dos meios de comunicação, conclui Vera.




O pastor Aguinaldo Neves, da Assembléia de Deus, diz que na sua igreja o assunto é abordado de acordo com a necessidade dos membros. “Procuramos esclarecer as dúvidas dos jovens da melhor maneira Possível. Ou seja, usando a bíblia como referência e dentro de uma realidade. “Damos orientação aos nossos adolescentes na sua vida pessoal, sexual e amorosa” comenta o Pastor




E para você que ainda não achou sua cara metade, aí vai algumas dicas do pastor:
em primeiro lugar, o adolescente deve buscar a orientação de Deus. Saber se é da vontade de Dele. Em seguida, obter informações a respeito da pessoa. E, por último, investigar se há uma estrutura familiar para assumir um compromisso mais sério. “Não incentivamos o 'ficar', ensinamos nossos jovens a ter um relacionamento para namoro, noivado e casamento. As famílias têm sido destruídas por falta de informação", finaliza Aguinaldo.

Fonte: Portal Elnet / Por: Eliane Ferreira